segunda-feira, 23 de junho de 2014

 Voltando no tempo

'Em meados dos anos 40, Adorno e Horkheimer criam o conceito de indústria cultural. Com o propósito de analisarem a produção industrial dos bens culturais como movimento global de produção da cultura como mercadoria. Os produtos culturais, os filmes, os programas radiofônicos, as revistas ilustram a mesma racionalidade técnica, o mesmo esquema de organização e de planejamento administrativo que a fabricação de automóveis em série. A civilização contemporânea confere por toda a parte um ar de semelhança. Esse conceito oferece bens padronizados para satisfazer às numerosas demandas,  identificadas como distinções às quais os padrões da produção devem responder. Através de um modo de produção industrial, chega-se a uma cultura de massa feita de uma série de objetos que trazem de maneira bem manifesta a marca da indústria cultural: serialização- padronização- divisão do trabalho. A produção industrial sela a degradação do papel filosófico- existencial da cultura. (Mattelart:1995, p.77 e 78)
            Edgar Morin foi um dos primeiros a refletir sobre a importância que assume a mídia e questionar os valores dessa nova cultura. Suas pesquisas no Centro de Estudos das Comunicações de Massa (CECMAS) definem-se como uma “sociologia do presente”, que se interessa pelo acontecimento como revelador sociológico. Suas pesquisas desde os anos 70 orientaram-se cada vez mais para a cibernética,a teoria dos sistemas e as ciências cognitivas. (Mattelart:1995, p.90 e 91)

            A cultura de massa inclui as técnicas de publicidade e marketing, assim influenciando a prática do consumo ao mostrar uma variedade de opções de consumo e possibilidades de identificação. Sendo essa identificação – a chamada identidade da marca - mutável, variando de acordo com a moda. Segundo Igor Sacramento é pelo consumo que se consegue o novo. Podendo verificar como a moda impulsiona a imprensa feminina ao mesmo tempo em que por ela é impulsionada. Ele diz mais, a moda é o produto principal a ser forjado como novo.  (Sacramento: 2005)'


Fonte: monografia minha escrita em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário